Print Shortlink

Juizados Especiais recebem colaboradores e voltarão a funcionar normalmente

Os Juizados Especiais localizados no Fórum da Comarca de Palotina, porta de entrada do Poder Judiciário para a grande maioria da população, foram objeto de intensas reivindicações realizadas por advogados e usuários dos serviços judiciários nos últimos tempos. O tema foi pauta de diversas reuniões pelos envolvidos, sendo que os advogados locais chegaram a realizar um protesto público no dia 26 de abril. Após uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, além da promessa da construção de um novo edifício para abrigar o Fórum local, houve o comprometimento em relação à nomeação de novos estagiários e servidores.

Na quinta-feira, dia 15, o presidente da Subseção de Palotina da OAB, Dr. Cleverton Cremonese se reuniu com o Juiz Supervisor dos Juizados, Dr. Sergio Laurindo Filho para o fim de obter informações sobre as medidas que foram implementadas. O juiz esclareceu que o Tribunal atendeu a reivindicação da Comarca e transferiu a gestão dos Juizados para o Estado, através da vinculação administrativa da unidade para a Vara Criminal, que é estatizada. Com isso foi possível a nomeação de um servidor do Tribunal para gerir a secretaria. Além disso, esclareceu que novos estagiários já foram contratados, totalizando agora cinco colaboradores, e que o juiz substituto de Assis Chateaubriand prestará auxílio em 50% das demandas do Juizado Especial Cível até o final deste ano. “Com estas medidas, espera-se a compreensão dos jurisdicionados e dos advogados para que tenham paciência na definitiva solução dos problemas, pois o tempo de paralisação por certo refletirá por algum período ainda no trâmite dos processos. Além disso, há que se ressaltar que houve a contratação de novos colaboradores que ainda estão em fase de aprendizado e levará algum tempo para que se habituem totalmente aos serviços”, destacou o juiz.

O Presidente da OAB de Palotina apontou que recebeu com muito otimismo as informações prestadas e aguarda que com as medidas já efetivadas os Juizados possam com o tempo voltar a funcionar devidamente, como reza a Constituição Federal.

manifestação em prol dos juizados

Matéria e Foto: Vanildo Cardoso